Situações de queda de energia são imprevisíveis, quando você menos espera elas podem acontecer. Por isso, é fundamental pensar e se planejar para que sua casa ou estabelecimento nunca “fique no escuro”.
Confira como funciona esse equipamento e como ele deve ser utilizado para garantir segurança.
COMO FUNCIONA A LUZ DE EMERGÊNCIA?
A principal função da luz de emergência é proporcionar a iluminação necessária para ambientes no caso de um desabastecimento de energia.
Essa luz pode ter diversas utilidades, principalmente na questão da segurança. Os recursos podem ser utilizados para direcionar o fluxo de pessoas através de alertas luminosos em saídas, halls e escadas, por exemplo. A iluminação nessas situações ajuda a evitar acidentes durante essas situações.
São diversos os ambientes nos quais as luzes de emergência são úteis ou até mesmo obrigatórias por leis estaduais, para aprovação do Corpo de Bombeiros.
Entre os ambientes estão: shoppings, salas de cinema, academias, instituições de ensino, escadarias internas e ambientes compartilhados de condomínios ou prédios comerciais são alguns dos lugares que se beneficiam da luz de emergência.
Além disso, as luzes de emergência também possuem grande utilidade para uso residencial e podem ser facilmente instaladas em locais como:
- corredores;
- escadas;
- quarto de crianças ou idosos;
- cabeceira da cama;
- despensas e adegas;
- áreas externas como piscinas ou jardins.
QUANTO TEMPO DURA A LUZ DE EMERGÊNCIA?
Em média, uma luz de emergência possui energia para iluminar por até 6 horas. Esse período pode até se estender, a depender dos ajustes determinados pelo usuário.
COMO INSTALAR A LUZ DE EMERGÊNCIA EM RESIDÊNCIA OU EMPRESA?
É recomendado realizar a instalação da luz de emergência em uma posição mais alta. Isso ajuda a evitar furtos ou que alguém mexa na chave seletora do nível de iluminação.
Mais, essa posição evita que pessoas esbarrem e uma boa fixação irá evitar quedas ou outros acidentes desses equipamentos.
É perfeitamente plausível fazer a instalação das luzes de emergência na sua residência. Porém, no caso comércios, fábricas, lojas e afins, é interessante o auxílio de um profissional para orientá-lo nesse processo.
COMO FAZER A MANUTENÇÃO DA LUZ DE EMERGÊNCIA
Na condição de um equipamento de segurança, a luz de segurança deve ser testada a cada três meses.
Caso a luz de emergência não tenha sido utilizada em período entre 2 e 3 meses, recomenda-se que você simule uma queda de energia. Basta desligar a luz de emergência da tomada e deixar que a bateria descarregue completamente. Assim que a luz apagar, ligue-a no carregador novamente.
PRINCIPAIS MODELOS DE LUZ DE EMERGÊNCIA
De acordo com a norma técnica ABNT NBR 10898, existem basicamente duas formas de iluminação de emergência: de aclaramento e de sinalização.
A luz de aclaramento tem como função a iluminação do piso. É obrigatória em lugares de circulação vertical ou horizontal, com saídas para o exterior do local.
Já as luzes de emergência podem ser compostas por lâmpadas fluorescentes ou de LED. O modelo mais indicado para essa modalidade é a luz de emergência de LED. Além da durabilidade, ela é mais econômica a longo prazo.
POR QUE ESCOLHER A LUMILED?
A Nulis atua no ramo de alarme de incêndio, conexões galvanizadas, conexões ranhuradas, hidráulica preventiva de incêndio, iluminação de emergência e muito mais! Com os menores preços do mercado.
Nossa função é oferecer soluções que vão ajudar sua empresa a salvar vidas e proteger o patrimônio.
Ao garantir a entrega dos mais altos padrões de qualidade em nossos produtos, sejam da marca própria, importados ou de revenda com parcerias.
Nossa sede está localizada na Zona Sul de São Paulo, venha nos visitar. Conheça todas as soluções de segurança que oferecemos em nosso site.